Nem todo jejum é de 12h

Augusto Lauar Artigos Médicos Comentários desativados em Nem todo jejum é de 12h

Nem toda coleta para exame de sangue precisa ser feita com 12 horas de jejum. A maioria pode ser feita com três horas sem ingerir alimentos – uma boa notícia para quem quiser aproveitar para realizar procedimentos em horários alternativos, como no horário do almoço ou no fim do dia. O Fleury, pensando nisso, começou a oferecer almoço em seus cafés, com deliciosas opções de tortas, quiches, saladas e sopas.

Nairo Sumita, assessor médico na área de bioquímica clínica do Fleury, explica que o tempo clássico de 12 horas foi definido com base no tempo máximo que uma pessoa normal levaria para metabolizar todo o alimento ingerido na última refeição. Os valores de referência dos exames foram estabelecidos com base em um grupo de pessoas nesse estado de jejum. Mas, hoje, sabemos que cada pessoa tem um metabolismo diferente e, por isso, atualmente, a maioria dos exames pede, no mínimo até 3 horas de jejum. “Isso porque entendemos que, em média, uma pessoa já metabolizou grande parte do alimento ingerido nesse período”, diz Nairo.

Entre os exames mais solicitados pelos médicos, a grande maioria pode ser realizada no Fleury com jejum de 3 horas, como hemograma, creatinina, ácido úrico, T4 livre, T4 e T3. Como tudo, porém, existem as exceções. Em algumas situações especiais o médico pode solicitar exames 2 horas após a refeição: são os denominados exames em estado pós-prandial, por exemplo, muito comum em pacientes diabéticos para controle do nível de glicose após a alimentação. Nesse caso, o médico faz a solicitação por escrito. Para dosagem de glicose para diagnóstico de diabetes, o jejum mínimo ainda é de 8 horas. Já para o perfil lipídico é de 12 horas, devido à dosagem de triglicérides. Para todos os exames, nunca deixe de se alimentar por mais de 14 horas. “Nada mais pode ser coletado depois desse tempo, porque o organismo usa sua reserva e começa a queimar gordura, proteína, alterando os parâmetros laboratoriais”, alerta Nairo.

Além disso, vale lembrar que, para a dosagem do perfil lipídico, é preciso evitar atividade física vigorosa por 24 horas antes do exame, e não ingerir bebidas alcoólicas nas 72 horas que antecedem a coleta de sangue.

Fuja do trânsito

Para quem faz exames na hora do almoço ou no fim do dia, o Fleury oferece um cardápio especial em suas unidades de Campinas, Granja Viana, Jardim América, Jundiaí, Jardim Sul, Rochaverá-Morumbi, Braz Leme, Santo André, Sumaré, Anália Franco, Villa Lobos, Campo Belo e Alphaville. Conte com esse estímulo na hora de organizar sua agenda, aproveite os horários alternativos, quando a cidade de São Paulo normalmente está mais tranquila, com trânsito melhor. Se você trabalha, talvez seja mais vantajoso sair mais cedo do que chegar mais tarde.

Confira na imagem abaixo a lista completa dos exames com jejum de tempo reduzido:

Fonte:  www.fleury.com.br

WhatsApp WhatsApp