Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes


1. Água quebra jejum?
Não. Mas convém tomá-la com moderação. O excesso interfere nos exames de urina.
2. Medicamentos interferem em exames laboratoriais? Antibióticos interferem no exame de cultura de urina?
Alguns sim. Portanto, quaisquer que sejam os medicamentos que esteja tomando, avise a recepcionista antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.
No caso de uso prévio ou atual de antibióticos,o nome do medicamento precisa ser informado ao laboratório.A administração de antibióticos não impede a realização da cultura,mas,em algumas situações,pode interferir no resultado do exame.
3. Bebida alcoólica e o fumo podem alterar resultados de exames?
A bebida alcoólica altera triglicérides, algumas provas hepáticas, faz elevar seus níveis, falseando os resultados. O ideal é que suspenda a bebida alcoólica por 24 a 72 horas antes da realização dos exames. Quanto ao fumo suspendê-lo no dia do exame pois interfere no teste de agregação plaquetária e curva glicêmica.
4. Materiais de fezes, urina e esperma devem ser entregues imediatamente ao laboratório após a coleta?
O material de fezes permite ser refrigerado por até 12 horas. O esperma e a urina devem ser entregues ao laboratório o mais rápido possível, desde que a coleta em casa seja realizada seguindo as orientações de higienização passada pelo laboratório sejam cuidadosamente seguidos.
5. Para alguns exames meu médico dispensa jejum, e pelas orientações do laboratório é necessário. Qual orientação devo seguir?
A boa prática laboratorial recomenda que para cada exame há necessidade de orientação específica. Desta forma as orientações dadas ao paciente não podem ser generalizadas e aplicadas rigorosamente. Cada paciente, cada exame e cada situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter a maior grau de confiabilidade dos resultados.Por exemplo,o exame de colesterol total realizado isoladamente não é necessário jejum.
6. Para colher o exame de fezes e urina é necessário estar em jejum? Urina só pode ser colhida no laboratório?
Ambos não precisam ser colhidos em jejum. Para o exame de fezes não precisa ser a primeira evacuação do dia. Já o de urina os médicos tem preferência quanto a primeira urina do dia, mais quando não for possível, pode ser colhida em qualquer horário, desde que tenha pelo menos 2 horas de retenção urinária. A urina tipo I pode ser colhida em casa, mas a cultura urinária o ideal é que seja colhida no laboratório.
7. Menstruação interfere nos exames?
Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo 3 dias após o período menstrual. Se tiver alguma urgência, a paciente deverá fazer assepsia no momento da coleta e fazer uso do tampão vaginal para que o sangue menstrual não se misture com a urina.
8. Por que quando se tira sangue, as vezes o local fica roxo?
Isto chama-se hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. Pode ocorrer com pacientes quem tem veias finas e frágeis, falta de boa compressão no local da punção após a coleta, em uso de alguns medicamentos (ex: aspirina) ou anticoagulante.
Para evitar o hematoma não dobre o braço após a coleta, usar blusas com mangas mais frouxas e evitar carregar pesos (ex: bolsas e sacolas). Se caso ocorrer o hematoma realizar compressas de água morna no local comprometido várias vezes ao dia.
9. Atividade física ou esforço físico atrapalha os exames laboratoriais?
Alguns exames são prejudicados, por exemplo, PSA, glicose, prolactina,dentre outros. O paciente exercendo atividades físicas não obterá os verdadeiros resultados dos exames. Porém, sempre que possível recomendamos aos pacientes que venham ao laboratório pegar as devidas orientações específicas de cada exame.
10. Após colher sangue, posso ter atividades normais?
Sim, após o procedimento de coleta dos exames não há restrição de nenhuma atividade.
11. A glicose de jejum e a glicose pós prandial devem ser colhidas no mesmo dia?
Esta coleta deve ser feita preferencialmente no mesmo dia em que se colheu a glicose de jejum. Não sendo possível,pode-se colher o sangue para glicose pós prandial no dia seguinte. O exame de glicose pós prandial exige que o (a) paciente retorne ao laboratório 02 (duas) horas após o início do almoço (considerar horário da primeira garfada), para uma nova coleta de sangue. Devido a importância do horário da coleta da glicose pós prandial, solicitamos a presença do cliente no laboratório 10 minutos antes de completar as duas horas.
12. É permitido tomar café puro ou adoçado antes da coleta?
Não. Diferentemente da água,a ingestão de café causa interferência nos resultados de determinados exames.
13. Posso receber o resultado dos meus exames verbalmente pelo telefone?
Não. Somente os resultados com valores críticos são passados pelo bioquímico por telefone ao paciente ou para o médico.
14. Paciente menor de idade pode realizar o seu exame?
Pode realizar o exame apenas se estiver acompanhado do responsável.
15. Quanto tempo leva para a entrega dos resultados?
Disponibilizamos os resultados de seus exames no menor prazo possível, porém deve-se levar em conta que cada exame tem procedimentos clínicos diferentes.Caso você tenha alguma necessidade como antecipação de resultados,fale com a recepcionista no momento de seu atendimento.
16. Perdi o meu protocolo com a senha e login de acesso no site,como faço para resgatá-los?
Para a sua segurança mande uma mensagem na página de contato ou ligue para nós no 33-3321-2422.
17. Meu resultado de exame pode ser entregue sem o protocolo e para terceiros?
O resultado será entregue mediante a apresentação do protocolo ou da identidade do paciente que realizou o exame.É somente entregue o resultado para terceiros, quando o paciente autorizar no momento de atendimento pela recepcionista ,caso contrário somente o próprio paciente pegará seu resultado.
WhatsApp WhatsApp