A Escherichia coli é uma bactéria encontrada naturalmente no intestino de humanos e de animais. A maioria das cepas de E. coli são inofensivas, todavia, algumas podem causar graves doenças transmitidas por alimentos, como é o caso de E. coli enterohemorrágica (EHEC).

Os principais sintomas da doença provocada pela EHEC são cólicas abdominais severas e diarréia, podendo evoluir para diarréia sanguinolenta. Vômitos e febre podem ocorrer. O período de incubação, isto é, o tempo entre a transmissão e o início do aparecimento dos sintomas varia de 3 a 8 dias, com média de 3 a 4 dias. A maioria da população se recupera em 10 dias, mas em pessoas mais vulneráveis , a infecção pode agravar-se, levando á Síndrome Hemolítica Urêmica. Essa síndrome é caracterizada por falência renal aguda, anemia hemolítica e trombocitopenia.

A EHEC possui diversos sorotipos, entre eles, 0157:H7, de importante relevância para a saúde pública.

A EHEC é transmitida ao homem pelo consumo de alimentos contaminados, principalmente carne e leite crus ou mal cozidos. Outra possibilidade é a transmissão de pessoa a pessoa, pela via fecal-oral.

Recomenda-se que as pessoas evitem consumir vegetais crus, em especial, pepinos, tomates e alfaces. Outras medidas de prevenção envolvem procedimentos de higiene e de Boas Práticas de manipulação de alimentos, como: lavagem adequada das mãos antes de preparar, servir ou tocar os alimentos, após o uso do banheiro, após manipular alimentos crus e após contato com animais.

Orientamos que os alimentos sejam cozidos a 70º C , pois este é o único método efetivo para eliminar a EHEC de alimentos contaminados.

Essas recomendações estão resumidas nos 5 pontos-chave para uma alimentação segura e são divulgadas no site da ANVISA.

WhatsApp WhatsApp
Santa Monica Mobile

FREE
VIEW