“FRATERNIDDE SIGNIFICA QUE UM GRITO DE DOR É IGUAL EM TODAS AS LÍNGUAS, O MESMO SE APLICA AO SORRISO.”

O adoecimento mental ou físico está sob influência de fatores internos do organismo, fatores do meio ambiente no qual vivemos, bem como do momento histórico. O homem, no tempo de hoje, vive a Revolução Tecnológica da digitalização (universo digital), um tempo de velocidade desconcertante.
Há poucos anos atrás uma ligação telefônica entre nossa cidade e a cidade do Rio de Janeiro demorava muito a se completar. As vezes até um dia inteiro. Hoje quase toda a população brasileira possui celular.
Percentual razoável da população está concectada à Internet. As Lan Houses se espalharam pelo país inteiro. Muitos relacionamentos são estritamente virtuais, e alguns reais iniciaram-se na internet. As cobranças sociais são maiores. Tínhamos a geração do Orkut, MSN, agora do Twitter. O que virá depois?
O volume de informações recebidas é absurdo.
Os desníveis sociais e de renda são ainda muito grandes. E quem nunca teve a sensação de que o tempo está passando rápido demais?
E está mesmo!
A sensação de tempo é subjetiva e depende da posição do observador. O tempo presente é o tempo da pressa.
Os valores da nossa sociedade atual são valores frequentemente de ordem materialista.
A comunhão de valores existenciais nobres se restringe.
A questão da droga e da violência tornou-se um flagelo na sociedade brasileira.
Soma-se a isto a tendência do brasileiro de desobedecer regras ( no trânsito, nos horários, nas filas, etc).
Todo este cenário descrito gera um excedente de tensão no psiquismo ( na nossa mente) e isto pode levar ao desenvolvimento ou ao agravamento de quadros ansiosos, depressivos, compulsões ( a compras, comida, etc), abuso de substâncias psicoativas ( álcool, drogas).
Muitos quadros clínicos na área psiquiátrica aumentaram em muito suas ocorrências nos últimos anos; principalmente os relacionados ao corpo físico e a insatisfação ( Anorexia,e outros Transtornos Alimentares).
Os Transtornos Psiquiátricos são altamente incapacitantes, responsáveis por grande parcela das ausências no trabalho e por benefícios previdenciários concedidos.
São quadros que frequentemente duram muito tempo e requerem muita atenção da família, gastos financeiros e profissionais de diversas áreas, altamente especializadas ( Psiquiatra, Enfermeiros, Psicólogo, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, etc).
Na comunidade, a família, as empresas e seus departamentos de recursos humanos, a escola e seus serviços de orientação pedagógica e as igrejas e seus ministros religiosos(padres, pastores, etc), possuem um relevante papel na prevenção e no encaminhamento precoce de pacientes portadores de transtornos psiquiátricos aos tratamentos. Devemos ter especial atenção as grávidas (atenção materno-infantil), particularmente a gravidez em mulheres menores de 16 (dezesseis) anos.
Felizmente hoje, pela arma da informação, o preconceito em relação aos portadores de transtornos psiquiátricos e ao próprio psiquiatra ou profissional de saúde mental é bem menor. Isto é fundamental para evitar o sofrimento desnecessário a muitas famílias e pessoas.
Muitas doenças físicas(corporais) se manifestam através de sintomas psíquicos e a avaliação adequada e exames laboratoriais são importantes no esclarecimento desta situação clínica (ex: Hipotireoidismo, Hipertireoidismo, Lupus).
Enfim, é absolutamente necessário que tenhamos todos humildade suficiente para perceber que a vida não é uma linha reta. Que estamos sujeitos ao adoecimento físico ou psíquico, que devemos prevenir na alimentação saudável,na prática de exercícios físicos, no abandono ao cigarro, no uso restrito do álcool.
Como escreveu Cora Coralina, na vida devemos “ quebrar pedras e plantar flores”.
A prevenção das doenças mentais e o compromisso social são os principais deveres do psiquiatra.

WhatsApp WhatsApp
Santa Monica Mobile

FREE
VIEW