Dra Mônica Tavares Rodrigues

A pele e seus anexos ( glândulas sebáceas e sudoríporas, pêlos, unhas ), como acontece com outros tecidos do corpo humano, também apresentam alterações anatômico – estruturais e de funcionamento que acompanham o processo de envelhecimento. Esses sinais e sintomas podem ser facilmente reconhecidos e, na maioria das pessoas, a prevenção e o tratamento são iniciados porque existe um infinidade de doenças nessa área.

Unhas: apresentam alterações de espessura, coloração ( varia de amarela a cinzenta) e forma (convexas e se tornam côncavas ou retas) com crescimento mais lento. Essas modificações são devidas a alterações do seu leito de apoio e de sua matriz ( que proporciona o seu crescimento).

Pêlos: após os 50 anos podem apresentar coloração cinzenta em metade dos casos. Entre os principais problemas temos: perda de pêlos fronto-temporal (calvície) podendo acometer homens e mulheres , alopecia difusa ( perda de pêlos que ocorre em ambos os sexos com o envelhecimento ), hirsutismo ( excesso de pêlos mais comum nas mulheres, principalmente na face após os 50 anos e nos homens nas sombrancelhas, narinas, e orelhas).

Pele: são várias as doenças da pele, porém, as inflamatórias, tumorais ou infeccionais podem ter maior incidência com a idade. Entre as mais comuns temos: dermatite seborréica ( erupção avermelhada com crostas que compromete a região central da face, sombrancelhas, cílios, pregas naso-labiais e couro cabeludo, entre outros locais); eczema ( inflamação superficial da pele com sintomas de vermelhidão, edema, crostas e cicatrizes); prurido ( localizado ou generalizado, geralmente devido à pele seca); pele seca ( piora em ambiente seco e exposição ao frio); psoríase ( acomete 3% dos indivíduos acima dos 60 anos, com placas avermelhadas com descamação em qualquer parte do corpo mas principalmente nas regiões extensoras das articulações, couro cabeludo e nádegas); impetigo ( infecção bacteriana com edema e vermelhidão acentuados, que podem evoluir com a formação de bolhas); herpes zoster ( erupção aguda, dolorosa, devido à reativação do vírus da varicela em indivíduos com diminuição da defesa imunológica; mais comum entre 50 e 70 anos); ainda outras doenças como os tumores benignos e malignos.

É possível realizar a prevenção de boa parte das doenças de pele que deve se iniciar na adolescência. Para isso, um estilo de vida saudável é essencial e inclui exercícios, exposição ao sol usando filtros de proteção, hidratação da pele e abolição do cigarro.

WhatsApp WhatsApp
Santa Monica Mobile

FREE
VIEW