A hipertensão arterial ou “pressão alta” é uma das doenças mais comuns na raça humana, presente entre os povos, de todos as partes do mundo. Não existe dado seguro quando sua prevalência em nosso meio, porém estima-se que exista cerca de 30 milhões de hipertensos no Brasil.

Trata-se de uma doença de origem multicausal e multifatorial agravadas por fatores de riscos associados como hereditariedade, tabagismo, elitismo, sedentarismo, diabetes, raça e sexo. As complicações cardiovasculares relacionadas à doença tem importante conseqüências sociais e econômicas.

É de fácil diagnóstico, porém por ser muitas vezes assintomática, é subestimada. É relevante que a comunidade envolvida na assistência a saúde, forneça informações e orientações à população visando seu diagnóstico, medidas de prevenção e tratamento apropriado.

O objetivo do tratamento é evitar complicações cardiovasculares tais como derrame cerebral, insuficiência renal e cardíaca, infarto do miocárdio e vasculopatias periféricas. Para tanto, os níveis pressóricos devem ser abaixo de 140 x 90 mmHg. Ressalta-se que os pacientes que apresentam maior risco para doenças cardiovasculares como diabéticos apresentam maior benefício com níveis abaixo 130 x 85 mmHg. Para atingirmos estas metas contamos com medidas não medicamentosas tais como mudança no estilo de vida( redução do peso, alimentação com pouco sal, prática de atividades físicas, medidas para redução do stress). Com relação terapêutica farmacológica, contamos com várias classes de medicamentos que podem ser usada isolados ou associados, porém, cuja a indicação adequada passa por avaliação médica criteriosa.

WhatsApp WhatsApp
Santa Monica Mobile

FREE
VIEW