A transição da vida reprodutiva para a não reprodutiva, na mulher, recebe o nome de climatério. Dentro desse período de tempo ocorre a última menstruação, a menopausa. Essa, apesar de ser reconhecida há séculos, é considerada um fenômeno moderno por ganhar notoriedade com o rápido aumento da população de idosos no século XX.

Estudos populacionais mostraram que a menopausa ocorre por volta dos 50 anos e a organização Mundial de Saúde define como idoso o indivíduo de 65 anos ou mais. Uma vez chegada essa fase da vida, a mulher tem que se adaptar às novas situações, como por exemplo, o sobrepeso ou a obesidade com distribuição andróide da gordura levando à perda da beleza física, a modificação na estrutura familiar causada pelos filhos que saíram de casa ou que, mesmo lá, já não estão mais sob seus cuidados como antes. Não raro surgem dificuldades importantes no casamento geradas pela perda do desejo e dificuldades no ato sexual devido ao ressecamento vaginal. Associadas a esses fatores estão as ondas de calor, quase sempre noturnas, causando perda de sono, irritabilidade e desânimo no dia seguinte.

A ciência moderna propõe para o alívio dessas alterações a reposição hormonal. A princípio foi aceita de forma quase irrestrita por um grupo de estudiosos e criticada por outros que consideravam o climatério como sendo um evento natural e isento de benefícios com essa forma de abordagem. Mas, a preservação da massa óssea com redução do risco de fraturas advindo do seu uso nos primeiros anos subsequentes à menopausa, a distribuição mais feminina da gordura corporal,o alívio das ondas de calor e da irritabilidade, a melhoria na aparência da pele, cabelos e unhas, a melhora do ressecamento vaginal e dos problemas urinários levantaram a auto-estima da mulher e fizeram da reposição uma opção de tratamento.

Como todos os produtos hoje em uso nas mais variadas doenças, a reposição hormonal também apresenta, associados aos benefícios , efeitos colaterais e até mesmo contra-indicações absolutas do seu uso.
O grande impacto na sua utilização surgiu com a divulgação de dois trabalhos científicos publicados em1998 e 2002 (HERS, WHI). O primeiro aboliu o uso da reposição com a finalidade cardio protetora e o segundo mostrou que determinada dosagem, quando usada por mais de cinco anos, em mulheres sem sintomas prévios, com mais de 60 anos de idade, aumentou o risco relativo de câncer de mama. Mas, ainda que existam dúvidas na comunidade científica de que esse tratamento tenha influenciado o aparecimento dessa doença, outros trabalhos parecem mostrar uma melhor sobrevida nas usuárias do produto e que tiveram o câncer , em relação as que não usavam e mesmo assim tiveram a doença. Por outro lado a reposição exerce uma proteção sobre a incidência do câncer colorretal.

Frente ao que se conhece hoje sobre as vantagens e desvantagens desse tratamento, a mulher deve estar consciente de que os vários produtos existentes no mercado, para fins de reposição hormonal,têm dose e combinações diferentes de substâncias diversas. Essas diferenças irão influenciar na escolha, que será individual,podendo ter a variação da via de uso do produto, como pela pele, vagina, boca ou implantes; conforme a idade sintomas, tempo de menopausa, outras doenças associadas, história familiar e da vida de de cada um. Todos esses fatores, como vêem, são individuais e fundamentais na decisão de se indicar ou não, como indicar e por quanto tempo usar. Por todos esses motivos,somente o especialista, após conhecer sua história de vida, fazer o exame físico, analisar seus exames laboratoriais e mamográficos, estará apto a avaliar e decidir junto com você sobre os riscos e benefícios do seu uso.

SINTOMAS DA MENOPAUSA.
Se bem que algumas mulheres não sintam nada durante o período da menopausa, a maioria poderá apresentar alguns sintomas como:

Ondas de calor
Insônia
Irritabilidade
Ressecamento vaginal
Diminuição da atenção e da memória
Suores noturnos
Menor desejo sexual
Depressão
Dor durante o ato sexual

WhatsApp WhatsApp
Santa Monica Mobile

FREE
VIEW