Riscos da Osteoporose

Nunca se ouviu falar tanto em osteoporose, doença caracterizada pelo comprometimento da resistência óssea e da qualidade mineral óssea, que predispõe o indivíduo ao aumento do risco de fraturas. Mais comum em mulheres, faz parte do processo normal de envelhecimento, e é uma doença que progride lentamente sem apresentar sintomas. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos, pode passar despercebida.

A fim de encontrar formas alternativas e adequadas de prevenção, por meio da alimentação, conversamos com Karin Sarkis, nutricionista do Fleury, que estudou as mulheres com elevada densidade mineral óssea (DMO), ou seja, o oposto da osteoporose. Confira:

A ingestão de gordura tem impacto na evolução da osteoporose?

O estudo mostrou dois lados, um positivo e um negativo. A parte boa é que o principal fator de proteção da diminuição da DMO em mulheres saudáveis é a ingestão de proteína magra, como frango e peixes. Por outro lado, a presença de gordura corporal e o excesso de ingestão de lipídeos de má qualidade na alimentação, podem danificar a massa óssea, diminuir a DMO e resultar na osteoporose.

Quais alimentos podem ajudar a impedir que a massa óssea seja danificada?

A pesquisa garante que uma alimentação balanceada, com frutas, verduras e legumes em geral, pode ajudar a combater o estresse oxidativo (excesso de radicais livres no organismo, causando vários tipos de doenças) e ajudar a impedir que massa óssea seja danificada. Alimentos como queijo branco, leite, iogurtes são ótimos por conta do fornecimento de cálcio.

Saiba mais sobre a osteoporose no Dicionário da Saúde.

 

*Papo de Médico: nesta seção, especialistas em saúde do Fleury esclarecem diversos temas de interesse dos internautas.

 

Fonte:  www.flery.com.br

WhatsApp WhatsApp
Santa Monica Mobile

FREE
VIEW